(significando “Minas Extensivas”) atesta a grande riqueza mineral
 
e os populosos estados costeiros do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. A cidade do Rio de Janeiro, capital nacional de 1763 a 1960, continua sendo o principal centro turístico e cultural do Brasil.
 
O Sul, que se estende abaixo do Trópico de Capricórnio, inclui os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ocupa uma área quase tão grande quanto a ilha da Grã-Bretanha, mas é a menor das regiões do Brasil. Sua economia diversificada inclui fortes setores de manufatura, agricultura e serviços. O Sul tem cerca de um sétimo da população do país, incluindo muitas pessoas de ascendência europeia, principalmente da Alemanha e da Itália. O comércio turístico do Sul depende em parte das espetaculares Cataratas do Iguaçu, na fronteira com a Argentina.
8645773087?profile=RESIZE_710x
 
O Centro-Oeste é formado pelos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal, onde Brasília está localizada. A região cobre cerca de um quarto do Brasil, incluindo vales florestados, planaltos semi-áridos e vastos pântanos. Uma pequena proporção da população do país vive lá, mas um número crescente de colonos tem se mudado para a região e estendido suas fronteiras agrícolas.
 
Alívio
O Brasil é um país predominantemente tropical, famoso por suas extensas planícies amazônicas; no entanto, as terras altas cobrem a maior parte do território nacional. As características físicas do Brasil podem ser agrupadas em cinco divisões fisiográficas principais: as Terras Altas da Guiana no Norte, as Planícies da Amazônia, o Pantanal no Centro-Oeste, as Terras Altas do Brasil (incluindo as extensas cadeias costeiras) e as planícies costeiras.
 
Guiana Highlands
O Brasil compartilha as acidentadas Terras Altas da Guiana com a Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. Mesas arborizadas e cadeias de montanhas, cachoeiras cênicas e rios de águas brancas caracterizam a área. O ponto mais alto do Brasil é o Pico da Neblina, que atinge 9.888 pés (3.014 metros) ao longo da fronteira com a Venezuela na Serra do Imeri. A Serra da Pacaraima, mais a leste, sobe a 9.094 pés (2.772 metros) no Monte Roraima, onde as fronteiras da Venezuela, Guiana e Brasil se encontram. As serras menos acidentadas de Acaraí e Tumuc-Humac (Tumucumaque) fazem fronteira com as Guianas.
 
Planícies amazônicas
As planícies amazônicas são mais largas ao longo da base oriental dos Andes. Eles se estreitam em direção ao leste até que, a jusante de Manaus, apenas uma estreita faixa de planícies inundadas anualmente (várzeas) separa as Terras Altas da Guiana ao norte das Terras Altas do Brasil ao sul. As várzeas se espalham novamente conforme o curso de água se aproxima do Atlântico, mas nenhum delta se estende para o oceano. As características topográficas mais difundidas da bacia são colinas suavemente onduladas chamadas terra firme ("solo sólido"), compostas por camadas de solo aluvial que foram depositadas há 2,5 milhões de anos e posteriormente elevadas a posições acima do nível da inundação. Lagos e pântanos rasos são encontrados em toda a região.
 
Pantanal
O imenso Pantanal, extensão da planície do Gran Chaco, é uma região de pântanos e brejos no noroeste dos estados de Mato Grosso do Sul e sul de Mato Grosso e, em menor extensão, no norte do Paraguai e leste da Bolívia; é uma das maiores áreas úmidas de água doce do mundo, cobrindo cerca de 54.000 milhas quadradas (140.000 km quadrados). O Pantanal é dissecado pelos efluentes do alto rio Paraguai, que transborda suas margens durante a estação chuvosa, inundando tudo, exceto o topo dos diques espalhados e morros baixos. (Veja também Drenagem.)
 
Saber mais!
Brasil
Brasil
bandeira do brasil
Hino nacional do brasil
NOME OFICIAL
República Federativa do Brasil (República Federativa do Brasil)
FORMA DE GOVERNO
república federal multipartidária com duas casas legislativas (Senado Federal [81]; Câmara dos Deputados [513])
CHEFE DE ESTADO E GOVERNO
Presidente: Jair Bolsonaro
CAPITAL
Brasili
LÍNGUA OFICIAL
Português
RELIGIÃO OFICIAL
Nenhum
UNIDADE MONETÁRIA
real (R $; plural reais)
TAXA DE CÂMBIO MONETÁRIO
1 USD é igual a 5,692 reais
POPULAÇÃO
(2020 est.) 211.817.000
RANK DE POPULAÇÃO
(2019) 6
PROJEÇÃO DA POPULAÇÃO 2030
224.304.000
ÁREA TOTAL (SQ MI)
3.287.956
ÁREA TOTAL (SQ KM)
8.515.767
DENSIDADE: PESSOAS POR SQ MI
(2018) 63,6
DENSIDADE: PESSOAS POR SQ KM
(2018) 24,6
POPULAÇÃO URBANO-RURAL
Urbano: (2018) 86,6%
Rural: (2018) 13,4%
EXPECTATIVA DE VIDA NO NASCIMENTO
Masculino: (2016) 72,9 anos
Mulher: (2016) 79,4 anos
ALFABETIZAÇÃO: PORCENTAGEM DA POPULAÇÃO COM 15 ANOS OU MAIS DE LITERADO
Masculino: (2012) 91,3%
Feminino: (2012) 91,6%
RNB (US $ '000.000)
(2017) 1.796.487
RNB PER CAPITA (US $)
(2017) 8.580
Terras Altas Brasileiras
As Terras Altas brasileiras representam mais da metade da massa de terra do país e são a principal fonte da abundante riqueza mineral do país. No Brasil, as terras altas são freqüentemente chamadas de Planalto Central (Planalto Central ou Planalto Central), mas esse termo pode ser limitado à parte das terras altas ao redor de Brasília e Goiás. As montanhas acidentadas incluem penhascos íngremes, planaltos de topo plano, ravinas, colinas onduladas e rochas
E-mail me when people leave their comments –

You need to be a member of radioteleginen to add comments!

Comments

  • Rio de Janeiro was the national capital from geometry dash 1763 to 1960, maintaining its cultural and tourist importance.

    https://geometrydash3d.io/
  • Fantastic post. This is one retro bowl  of the best posts this website has ever produced, in my opinion. Your work is really beautiful and of such excellent quality. I am very grateful for it.

  • Embora a população seja uma pequena proporção do total do país, tem havido um aumento no número de colonos migrando para a região immaculate grid e expandindo suas fronteiras agrícolas.

    Immaculate Grid: The Ultimate Game for Baseball Fans and Analysts
    Immaculate Grid is an influential online platform that offers users an extensive array of baseball statistics, enabling them to delve deep into the i…
  • Embora seja a menor das regiões do país em termos de área, possui uma economia autistic test diversificada, incluindo setores fortes de manufatura, agricultura e serviços.

    Autistic Test: Understanding and Supporting Autistic People
    Autistic Test: Comprehensive online assessment, Gain valuable insights, Understand unique strengths for a better understanding of yourself or a loved…
  • Possui uma grande diversidade étnica slope unblocked, reunindo centenas de grupos que são falantes de dezenas de idiomas distintos.

    Slope Unblocked
    Roll down the ball for as long as possible in Slope Unblocked, an ultimate running game that will take you on a simple yet deadly challenge.
  • Good post! I will most definitely return to this site more often this year since it is quite lovely! Many thanks for your useful article. woodoku

    Woodoku
    Test how smart you are in just a few minutes with Woodoku, the newest wood-block-puzzle game developed by Tripledot Studios Limited.
  • The drawing is great. The scenery here looks very ancient tunnel rush and rustic

    Tunnel Rush
    Tunnel Rush - Enter a blazing tunnel full of speed and colorful with top-notch music and simple gameplay. Challenge your reflexes and speed, start no…
  • There are many genres that you have played, but you might have overlooked one. Let's test it out right away! nytimes crossword

    NYTimes Crossword
    Play and solve nytimes crossword daily puzzles. A fun crossword puzzle connected with a different theme with each day. Improve your vocabulary and sh…
  • Wonderful post. In my opinion, this is one of the best posts that have been published on this website. Your work is of such high quality and it is very stunning. I truly appreciate it. hurdle

    Hurdle Game | Play Word Hurdle
    Hurdle game is a word guessing game where players have to guess a five-letter word. After each guess, you will get clues about the number of the righ…
This reply was deleted.