Brasil oficialmente República Federativa do Brasil
 
Brasil oficialmente República Federativa do Brasil República Portuguesa Federativa do Brasil, país da América do Sul que ocupa metade da massa continental do continente. É o quinto maior país do mundo, superado apenas pela Rússia, Canadá, China e Estados Unidos, embora sua área seja maior do que a dos 48 estados americanos contíguos.
8645753487?profile=RESIZE_710x
 
O Brasil enfrenta o Oceano Atlântico ao longo de 4.600 milhas (7.400 km) de costa e compartilha mais de 9.750 milhas (15.700 km) de fronteiras internas com todos os países da América do Sul, exceto Chile e Equador - especificamente, Uruguai ao sul; Argentina, Paraguai e Bolívia ao sudoeste; Peru a oeste; Colômbia ao noroeste; e Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa ao norte.
 
O Brasil se estende por cerca de 2.700 milhas (4.350 km) de norte a sul e de leste a oeste para formar um vasto triângulo irregular que abrange uma ampla gama de paisagens tropicais e subtropicais, incluindo pântanos, savanas, planaltos e montanhas baixas. O Brasil contém a maior parte da bacia do rio Amazonas, que possui o maior sistema fluvial do mundo e a mais extensa floresta tropical virgem do mundo. O país não contém ambientes desérticos, montanhosos ou árticos.
 
Brasil.
Brasil.
Encyclopædia Britannica, Inc.
Catedral de Brasília, Brasil, projetada por Oscar Niemeyer, construída em forma de coroa de espinhos.
BRITANNICA QUIZ
 
Viagem à América do Sul: fato ou ficção?
 
A capital do Brasil é conhecida por sua arquitetura? A Argentina é um grande país? Separe fatos de ficção - e aprenda sobre clima, capitais e muito mais - nesta jornada pela América do Sul.
O Brasil é o quinto país mais populoso do planeta e responde por um terço da população da América Latina. A maioria dos habitantes do Brasil está concentrada ao longo da costa leste, embora sua capital, Brasília, esteja localizada no interior e um número crescente de migrantes esteja se mudando para o interior. O Rio de Janeiro, aos olhos de muitas pessoas no mundo, continua sendo o ícone proeminente do Brasil. As cidades florescentes do país, os enormes complexos hidrelétricos e industriais, as minas e as terras férteis fazem dela uma das maiores economias do mundo. No entanto, o Brasil luta com desigualdades sociais extremas, degradação ambiental, crises financeiras intermitentes e um sistema político às vezes bloqueado.
 
O Brasil é único nas Américas porque, após a independência de Portugal, não se fragmentou em países separados, como aconteceu com as possessões britânicas e espanholas na região; em vez disso, manteve sua identidade ao longo dos séculos e em uma variedade de formas de governo. Por causa dessa hegemonia, a língua portuguesa é universal, exceto entre os índios nativos do Brasil, especialmente aqueles nas partes mais remotas da bacia amazônica. Na virada do século 21, os brasileiros comemoraram os 500 anos do contato com os portugueses com uma mistura de celebração pública e depreciação.
 
Ronald Milton Schneider
 
A terra
A paisagem brasileira é imensa e complexa, com rios, pântanos, montanhas e planaltos intercalados com outras características importantes e atravessando as fronteiras de estados e regiões.
 
Brasil. Mapa de características físicas. Inclui localizador.
Encyclopædia Britannica, Inc.
Obtenha uma assinatura Britannica Premium e obtenha acesso a conteúdo exclusivo.
Inscreva-se agora
Regiões geográficas
O governo brasileiro agrupou os estados do país em cinco grandes unidades geográficas e estatísticas chamadas de Grandes Regiões (Grandes Regiões): Norte (Norte), Nordeste (Nordeste), Centro-Oeste (Centro-Oeste), Sudeste (Sudeste) e Sul (Sul). O Norte tropical - compreendendo os estados do Acre, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Roraima e Amapá - cobre mais de dois quintos do território brasileiro e inclui a maior parte da floresta amazônica e partes da Guiana e do planalto brasileiro; no entanto, a região é responsável por uma proporção limitada da população e da produção econômica do país.
 
O Nordeste, que vive algumas das condições mais secas e quentes do país, tem quase um quinto da área terrestre do Brasil e mais de um quarto da população. Inclui os estados de Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Bahia e Pernambuco, este último incluindo a ilha de Fernando de Noronha, cerca de 225 milhas (360 km) da costa atlântica. As cidades mais antigas da região datam do século 16, quando os portugueses estabeleceram plantações de cana-de-açúcar ali. O Nordeste responde por um quinto da produção agrícola do país, mas os setores industrial e de serviços estão muito aquém dos do Sudeste e do Sul e a taxa de desemprego continua elevada.
 
O Sudeste cobre apenas um décimo do território brasileiro, mas possui dois quintos de sua população e a maior concentração da produção industrial e agrícola do país. A região inclui o estado de São Paulo, que é o coração econômico e demográfico do país, Minas Gerais sem litoral, cujo próprio nome (m

You need to be a member of radioteleginen to add comments!

Comments are closed.